Social Media: o que é, o que faz e como se tornar um

Rede Social

A profissão de social media surgiu com o aumento do uso das redes sociais. Elas estão presentes no cotidiano de bilhões de pessoas para conectar amigos, familiares, famosos e seus fãs ou até servir como fórum para desconhecidos com interesses em comuns. Um local assim é um terreno amplo e fértil para as empresas.

As marcas em geral, famosos, profissionais e instituições podem usar as redes sociais como uma ferramenta poderosa para alcançar seu público e criar uma relação forte com seus clientes ou admiradores.

Por essa razão, não dá para deixar um serviço com esse peso na mão de amadores ou do “sobrinho” que mexe na internet. A gestão de redes sociais precisa ser feita por quem entende do assunto. E este profissional se chama “social media”.

A seguir, vamos abordar todos os aspectos que envolvem a profissão para que você saiba o que é preciso para ser um social media. Entenda o significado do termo, as funções desse profissional, o que é preciso estudar e como está o mercado de trabalho na área.

O que significa social media? 

O social media é o nome usado para descrever qualquer profissional de marketing que tem como cargo principal criar estratégias e conteúdos para perfis nas redes sociais. Essas pessoas também podem ser chamadas de analistas de redes sociais e esse também é um nome que pode ser encontrado nas vagas de emprego.

Na prática, o Social Media pode cumprir papéis diferentes em uma empresa, desde os mais operacionais até os estratégicos. Contudo, as mudanças constantes das redes sociais acabam exigindo que tenha essa multiplicidade na área, já que em muitas vezes, exige uma adaptação rápida para que os perfis, pessoal ou profissional, da marca continue relevante. Por isso, o profissional precisa estar de olho em tudo o que acontece nesse universo.

O grande objetivo das empresas que marcam presença nas mídias sociais é garantir o fluxo constante de clientes. Para isso, todas precisam criar uma estratégia de marketing que envolve o seu foco principal: o público-alvo.

Nessa rotina de gerir de maneira correta as redes sociais de uma marca, ser eficiente em meio a tantos processos é realmente desafiador, mas não impossível. Como qualquer profissional de qualquer área, a eficiência é algo que pode ser desenvolvido ao longo do tempo e é claro que com muita dedicação.

Buscar por ferramentas, trocas de ideias e recursos para melhorar na prática as redes sociais dos clientes com outros profissionais de social media faz parte da rotina.

inscreva-se Newsletter

Deixe seu melhor e-mail

Explore mais arquivos

se ficar alguma duvida

Entre em contato conosco

Learn how we helped 100 top brands gain success.

Let's have a chat